Ser pop é ser feliz (e dançar)

Em 13 abril 2011
Por Anderson Silva


Quando ser pop e tentar dançar não quer dizer, necessariamente, que você é fã de balé ou da Carla Perez (espero).
Foto: Reprodução.

O Pop Post de hoje bebe na fonte de um texto de seu (ex?) colaborador Amauri Terto. Em 'Dancinha freak é o que há' , sr Terto acredita que a dancinha de Thom Yorke, vocal do Radiohead, no clipe do single 'Lotus Flower', influenciu outros vídeos de bandas pop.

Se de fato Yorke (e principalmente o coreógrafo Wayne McGregor) conseguiu esse feito, não sabemos, mas não é de hoje que o Pop (aqui no sentido literal da palavra, 'popular') usa e abusa de movimentos 'excêntricos' para promover seus artistas.

Goldfrapp - 'Hapiness' (2008)

Single do quarto álbum do duo britânico de eletrônico, 'Hapiness' é, como o próprio nome diz, um clipe feliz.

O vídeo (gravado com um quadro só?), mostra um rapaz saltitando pelas ruas de uma cidade enquanto a música toca. Repare que em alguns momentos o cara dá uma sumida da tela (pra descansar, acho). Sensacional.





Mombojó - 'Papapa' (2010)


Não sou grande fã do Mombojó. Pra falar a verdade, curto só 'Papapa' e olhe lá. Neste clipe, a banda aparece fantasiada de Changeman (ou Power Ranger pra galera mais nova) e fazendo passos, digamos, 'engraçadinhos'.

Destaque também para a dancinha dos sapos, mais pra frente no vídeo. Hilário!




R.E.M - 'Imitation of Life' (2001)

Citado por sr. Amauri Terto em seu post com o novo single, o R.E.M já podia figurar na lista de dancinhas 'estranhas' desde...sempre.

Em 'Imitation of Life', primeiro single do álbum 'Reveal', Michael Stipe e Cia. 'dançam' e 'contracenam' com pessoas que cantarolam os versos da música.

Dirigido por Garth Jennings (diretor do excelente 'Coffe and TV', do Blur), 'Imitation' é considerado por muitos um marco na era dos clipes. Vale a pena.




Radiohead - 'Lotus Flower' (2011)

Se você estava na lua e não viu o clipe de 'Lotus Flower', confira todo o molejo de Thom 'Gatão' Yorke. Genial!