Não precisa mais saber cantar??

Em 20 setembro 2010
Por Leila Ferraz

A combinação amigos + mesa de bar + cevadis sempre rende coisa boa. Ouso dizer que as melhores discussões que ouvi foram nesse ambiente inspirador. Frases de efeito proferidas pelos sábios apreciadores deste arte sempre têm muito a contribuir com a gente, meros mortais.

Na última sexta para selar a semana, demos a já tradicional paradinha no Básico (Thi, você sabe bem como é né!). Conversa vai e vem, na tv rolavam os clips do VH1. Depois de uma boa levada de rock eis que a sessão pop começa, aí meu amigo....

Nada contra o pop, ao contrário. Tem muita banda pop que eu curto. Mas não sei o que acontece que pop hoje é só black music. Aliás, essa denominação também entra na discussão. De black mesmo restou pouco da geração de ouro da música negra americana. Vozes potentes, vibratos melodiosos e falsetes arrasadores praticamente desapareceram. O que ficou hoje foram vozes excessivamente nasaladas e corpos estonteantes.

Sim, pois se parar pra reparar a geração de hoje é cara, não voz. Em especial as mulheres. É a turma linda, mas que sem a aparelhagem pra dar efeito aos vocais (os sem os backing vocals – esses sim talentosos -) não são muita coisa não. Sem os produtores mágicos desaparecem.

Como foi que a gente chegou nisso??? As músicas são meticulosamente produzidas para virarem videoclipes. É um arsenal de gente por trás da estrela “cantante”. Não basta ser afinadinho, tem que ser lindo. Se você tiver talento e for normal, esquece. Próximo!

Digam o que quiserem, mas eu sou mesmo da turma do rock de garagem. A turma da camisa xadrez, cabelo bagunçado. A turma que não valorizava tanto a aparência e sim ela, a música. O pessoal que, se acabasse a luz, mandava bem no gogó e no violão. Sem aparelhos mágicos ou sons computadorizados.

Vejam bem, curto efeitos sonoros, é uma coisa diferente pra sair mesmo do comum. Mas discos inteiros feitos por computadores, imagens geradas pela tecnologia e, muitas vezes, talento que é bom nada? Não,obrigada. E sabe do mais grave? A gente vê isso na tv e acha que basta nasalar a voz e falar inglês que está arrasando!! Nãããããão!!! Não é isso! Pelo amor de Deus, nem todos sabem cantar! No chuveiro ok, mandem bala. Rebolem o quanto quiserem, se apertem em roupas coloridas o quanto desejarem mas deixem a cantoria pra quem manja do assunto.

Alô alô marcianos, em favor de nossa sanidade mental, olhem para os lados e vejam quanto talento (gente boa mesmo) ralando nos bares pelo simples prazer de cantar. Sem videoclipes ou guarda-roupas exuberantes. A surrada calça jeans e a camiseta xadrez ainda têm muito o que contribuir para o já banalizado mundo da música.

beijos