O que Luíza trouxe do Canadá

Em 21 janeiro 2012
Por Anderson Silva


A Luíza, enfim, voltou do Canadá (pausa pra você que não sabe quem é a Luíza). Na bagagem, a adolescente trouxe para o pop post algumas bandas, livros e diretores (mentira, essa é só uma desculpa para o post, afinal, aproveitar assuntos da semana para postagens não é novidade, né mesmo?).

Diretor - David Cronenberg

O cineasta David Cronenberg dispensa apresentações. Mundialmente conhecido por seus filmes bizarros (muitos também brilhantes, alguns só bizarros), Cronenberg é um dos diretores mais celebrados do Canadá.

Seu melhor filme, pra mim, é 'Marcas da Violência'. Na história, baseada na HQ de John Wagner (Juiz Dredd), Tom Stall (Viggo Mortensen, meu Batman em uma adaptação de 'Cavaleiro das Trevas', de Frank Miller) leva uma vida tranquila e feliz na pequena cidade de Millbrook, no estado de Indiana, onde mora com sua esposa Edie (Maria Bello) e seus dois filhos. Um dia esta rotina de calmaria é interrompida quando Tom consegue impedir um assalto em seu restaurante. Percebendo o perigo, Tom se antecipa e consegue salvar seus clientes e amigos e, em legítima defesa, mata dois criminosos. A partir daí, ele vira uma 'celebridade' local.



Banda - Arcade Fire

Formado em 2003 em Montreal, o Arcade Fire atingiu o sucesso mundial já em seu primeiro álbum, 'Funeral', principalmente por conta do hit 'Wake Up'. 'Clássico' popcultdescolado (em 'homenagem' ao Amauri, o dono do PC de Bolso)



Ator (es) - Keanu Reeves e Jim Carrey

Keanu nasceu no Líbano, mas o (a) Wikpedia diz que o rapaz, depois que sua mãe se separou de seu pai, adquiriu a cidadania canadense (ele foi criado em Toronto). Portanto, vamos considerá-lo 'canadense'.

O queridinho do chefe Thiago 'Maxwell Lord' Augusto fez vários filmes importantes - desde 'Bill & Ted' (tá, não é importante, mas é legal) até 'Matrix' (aquele filme que, dizem, mudou o cinema).

Mas, para este blogueiro, 'Advogado do Diabo' e 'Constantine' são as duas películas (que nomezinho feio) mais bacanas do ator.

Por quê? Ora, 'Devil´s' tem Al Pacino:



E 'Constantine' tem Rachel Weisz:



E isso basta.

Canadense de Newmarket, Jim Carrey ficou conhecido por suas caretas nas comédias 'O Máscara' e 'Debi & Loide'. Mas foi com 'Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças' que Carrey foi, oficialmente, 'decretado' bom ator.



Também gosto bastante do trabalho dele em 'Número 23' (embora muita gente odeie).



Escritor - Will Fergunson

Achou que eu ia falar do McLuhan? Ledo engano. Will Fergunson nasceu em Fort Vermilion. Seu livro mais famoso é 'Ser Feliz', de 2003. A obra trata da 'indústria da auto-ajuda' (dá umas cutucadas no livro 'O Segredo') com muito humor e sarcasmo. Não conhece? Pô, esperava mais de você pop leitor (a)....

Fala aí, se a Luíza tivesse esse bom gosto 'tava bão', né?