As trilhas boas em filmes ruins

Em 12 novembro 2010
Por Anderson Silva


Quando terminamos de assistir um filme no cinema (ou em casa), sempre temos nossas impressões sobre a qualidade dele. Se é bom, rasgamos elogios e "pometemos" vê-lo novamente. Se é ruim, esquecemos em minutos!

A trilha sonora é parte essencial de um filme para a maioria das pessoas e quando ela "encaixa", temos uma "obra-prima" pra chamar de "nossa".

Mas, um fenômeno que vem acontecendo é que alguns filmes ruins têm ótimas trilhas sonoras. Não, eu não estou dizendo pra você sair por aí vendo a saga "Crepúsculo". Eu fiz isso pra você.

"A Casa de Cera" - 2005

Como eu já disse por aí, quando gosto de um ator ou de uma atriz, assisto todos os filmes da carreira dele (a).

Com a Elisha Cuthbert (a Kim Bauer de "24 Horas") acontece esse fenômeno. E olha que ela não é uma Rachel Weisz...

"A Casa de Cera" é uma refilmagem de um "clássico" do terror da década de 1950. A sinopse? Pouco importa. O filme tem uma "interpretação" péssima de Paris Hilton. O que um pai rico não faz, né mesmo?

Mas a trilha do filme tem bandas que vão deixar os vizinhos e passageiros dos coletivos surdos - e chamando você de "louco" e doente".

Destaques para o Deftones com "Minerva" e "Prayer" do Disturbed. Vale a pena!




"Twilight" - 2008

Falando em Crepúsculo, desde o primeiro longa, os "vampirinhos" do bem ( e os executivos dos estúdios, claro) têm se esmerado pra fazer filmes ruins e trilhas fantásticas.

O filme de estreia da "saga" tem em sua trilha sonora bandas como Muse, Paramore, Linkin Park e Collective Soul.

O segundo volume, "Lua Nova" tem, entre outras feras, Thom Yorke, The Killers e Death Cab For Cutie.

Mas a melhor trilha, pra mim, é a do terceiro longa. "Eclipse" traz Muse (única banda presente nos três álbuns) e a fantástica música de Florance and The Machine, "Heavy Your Arms". Eu recomendo.






"A Prova Final" - 1998

Pegue um roteirista famoso (Wes Craven) e um diretor em ascenção (Robert Rodriguez). Junte a um elenco de estrelas (Josh Hartnett, Elijah Wood) e você tem um filmaço, certo? Mais ou menos.

"A Prova Final" é um daqueles filmes que, certamente, nem Robert Rodriguez nem Wes Craven devem ter muito orgulho de terem realizado. Eu nao teria...Mas a trilha sonora é tão boa que vale uma espiada no filme.

O destaque vai para o Class of '99 , banda formada especialmente para a trilha e que tem Layne Stanley no vocal, Tom Morello na guitarra, Stephen Perkins (do Jane's Addiction) na bateria e Martyn LeNoble (do Porno for Pyros) no baixo. A música? Uma versão matadora de "Another Brick in the Wall" do Pink Floyd.



A trilha ainda tem Offspring, Oasis, Creed e Soul Asylum fazendo covers de bandas/artistas dos anos 1980. Sensa!


"Batman Eternamente" - 1995

Eu sempre dou um jeito de falar de Batman e do Metallica nos meus posts (há!), mas dessa vez não é com muito orgulho.

"Batman Eternamente" não é pior do que "Batman&Robin" mas já dá pra sacar qual é a "pegada" do Joel Schumacher nesta visão "pelega" do Morcegão.

Já a trilha, ah, meus amigos (e amigas) traz o suprassumo do rock! Destaque para uma das poucas músicas do U2 que gosto: "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me".

A banda sonora, como dizem os portugueses, traz ainda PJ Harvey, Flaming Lips, Nick Cave, Seal e Offspring. Ouça bem alto.



Eu sei que deve existir muito filme ruim com trilha sonora "duca", mas não vou me estender mais, afinal, esse post já tá grande, né mesmo?