Referências infantis

Em 31 maio 2010
Por Leila Ferraz

Eu tô ficando velha ou a gurizada de hoje perdeu completamente as referências?

Óia isso, domingão eu na casa de uma amiga quando do nada a filhota dela de oito, eu disse 8 anos, me aparece suspirando pelo Zac Efron... nem me lembro qual era o assunto , mas ela desceu as escadas feito uma louca pedindo pra mãe colocar no Disney Channel que ela PRECISAVA (pode ler bem alto e em tom de desespero mesmo) ver o Troy (pros desavisados, personagem do High School Musical).

Depois disso eu fiquei pensando se eu era muito lesada ou se na minha época (vejam bem, já tenho meus 20 e tantos anos) as coisas eram mais divididas mesmo, isso é para adulto, isso é pra criança... esse é menino e essa é menina, e por aí vai.

Veja bem, aos 8 eu ainda corria para frente da TV pra tomar café com a Xuxa (os olhos já coçam só de lembrar dela gritando “quem quer tomar café comigooo?!?!). Meu sonho era subir na nave e acenar pra mamãe lá embaixo no palco, mandando um beijo “pro meu pai, pra minha mãe e pra você”, olha que candura!

As coreografias que eu sabia ou eram das Paquitas, ou do Balão Mágico (adooooro!), ou cover da Xuxa (de novo!). Imagina se eu ficava por aí rebolando ao som de alguma mulher fruta da vida ou um batidão “safadinho” nas festinhas de aniversário! Que nada!

Eu tinha pesadelos com o Fofão (aquelas bochechas me matavam de medo!), acordava aos prantos na madrugada achando que a boneca da Xuxa (again??) ia me matar já que alguém me disse que ela tinha vendido a alma pro coisa ruim.

Eu queria ser a Simony (naquela época hein, pelo amor de Deus!!), queria vencer o Baixo Astral (êêê Guilherme Karan), ser amiga de algum ursinho carinhoso e ajudar a princesa Sara e o cavalo de fogo a salvarem o mundo e trazer a harmonia ao reino (que lindo!)

Cinema?? O filme que abalava as minhas estruturas era Lua de Cristal e, se você me disser que não chorou ao vê-lo, garanto que está mentindo! Tá bem, pode não ter chorado, mas sabe a letra da música isso sabe! A telinha era infantil, as histórias eram doces, ingênuas, infantis.

A gente pirava nas aventuras dos Goonies, queria caçar tesouros também. Gostava dos Batutinhas, queria que o Alfalfa fosse aceito pela turma e ficasse com a Darla e tinha até vontade de comer pickles por causa do filme rs (que cuti cuti de mamãe!!). Crianças minha gente, éramos crianças.

A gente não discutia novela, e a tv era pra ver desenho animado, os heróis da tv manchete e o “xou da Xuxa” (é claro!). O cinema não era tão presente na minha vida nessa época, me lembro que o primeiro filme que vi foi o “Esqueceram de mim”, em 1990. Depois disso viciei, mas isso é outra coisa.

Enfim, só uma pontinha de saudades mesmo, na verdade o episódio de domingo só reforçou a minha certeza (credo!) de que minhas referências culturais na infância foram ótimas obrigada!

beijos