Como em todo final de ano, as listas dos melhores discos aparecem para causar controvérsia. Claro que nós do Pop ´N´Cult não poderíamos ficar de fora.
Antes, quero deixar claro que a listagem abaixo reflete somente a minha opinião. Se bem que, como só eu tenho escrito por aqui, isso não importa, não é mesmo?
Para o post não ficar gigantesco, fiz comentários apenas nos cinco primeiros colocados da lista. Aproveitem!
O ano do rock
Muitos dizem que o rock morreu, mas 2009 foi um ano para desmentir essa máxima.
Tivemos o lançamento de ótimos CDs e um dos álbuns mais esperados foi o do Arctic Monkeys, lançado em agosto.
A banda diz que “Humbug” tem influências de Black Sabbath. Ao longo das 11 músicas do disco, percebemos que os ingleses continuam a fazer seu rock enérgico e de qualidade. Mas sem lembrar muito seus conterrâneos (o que é ótimo!).
Outro álbum aguardado era o novo do Alice in Chains. “Black Gives Way to Blue”, o primeiro cd com o vocalista William DuVall, não traz grandes novidades mas é honesto, além de trazer Jerry Cantrell em grande forma, principalmente nas baladas.
O Pearl Jam lançou, sem dúvida, um dos melhores discos de 2009. “Backspacer” traz canções que nos remetem aos clássicos do passado, mas sem perder o frescor e originalidade que a banda vem demonstrando nos últimos CDs.
O Breaking Benjamin é uma das grandes bandas do “new metal”. Seu álbum mais recente, “Dear Agony”, consegue unir peso e melodia na medida certa.
Destaque para a faixa “I Will Not Bow”, trilha do filme “Os Substitutos” com Bruce Willis.
Rock sem frescura. Esse é o principal ingrediente de “Shaka Rock“, terceiro trabalho da banda australiana Jet. “She´s a Genius” e “Seventeen” são as melhores do disco.
Mas o grande campeão do ano (na minha modesta opinião) foi “The Resistance” do Muse.
Inspirado no livro “1984” de Geroge Orwell, o álbum é empolgante e tem claras influências do Queen (especialmente na faixa “United States of Eurasia“). “Uprising” foi o primeiro single.
Tivemos ainda o lançamento de outros CDs que contribuiram para que o ano fosse bem produtivo no rock.
Abaixo a minha lista dos dez álbuns mais bacanas de 2009.
1 – Muse “The Resistance”
2 – Pearl Jam “Backspacer”
3 – Jet “Shaka Rock”
4 – Breaking Benjamin “Dear Agony”
5 – Alice in Chains “Black Gives Way to Blue”
6 – Arctic Monkeys “Humbug”
7 – Dead Fish – “Contra Todos”
8 – Placebo “Battle for the Sun”
9 – Creed “Full Circle”
10 – Ludov “Caligrafia”
0 comentários:
Postar um comentário