As Maravilhosas Bandas de um Hit Só

Em 24 novembro 2009
Por Anderson Silva

Sabe aquela música que fez muito sucesso e depois caiu no esquecimento? Aquele hit “chicletinho” que por mais que você odiasse não saía da sua cabeça?

Isso tem nome. São as “One-Hit Wonders” (algo como maravilhas de um sucesso só), canções que tiveram seus “15 minutos de fama” e desapareceram ao longo dos anos.

O termo apareceu pela primeira vez na Inglaterra (de acordo com o Wikipedia) no Guinnes Book of Hit Singles, na década de 1970, embora esse dado não seja definitivo.

Existem ainda os “double one hit wonders”, caracterizado pelo sucesso de duas músicas de um mesmo artista. Algo um pouco mais difícil de ocorrer.

Há várias listas, como essa do Vh1, com os “One-hit wonders” de todos os tempos. Há até um site (em inglês) dedicado a isso!

Aqui é como lá

No Brasil há vários exemplos clássicos de bandas com um só sucesso. Vou listar alguns artistas de rock (que é a minha praia), só pra exemplificar.

Virgulóides – “Bagulho no Bumba”

Tantra – “Tropicália” e “Corvos Sobre o Campo” (um caso de “double”)

Baba Cósmica – “Sábado de Sol”

Vander Taffo – “Lola”

One-Hit Wonder no Cinema

Em 1996, o ator Tom Hanks fez sua homeagem aos músicos de um sucesso só ao escrever e dirigir o filme “That Think You Do!” – que aqui recebeu o título de “The Wonders – O Sonho Não Acabou”.

O longa, que também é uma homenagem aos Beatles, projetou uma banda que nunca existiu.

Para se ter uma ideia, a música “That Think You Do” – composta pelo baixista do Fountanis of Wayne , Adam Schlesinger – figurou no top 40 da Billboard , fazendo com que muitos acreditassem que o “The Wonders” era real.

O nome do quarteto foi escolhido por Hanks e é uma analogia do termo “One-Hit Wonder”.

O filme é item básico na coleção dos cinéfilos e apaixonados por música. Além do rock do “The Wonders”, temos um pouco de jazz (gênero preferido de Tom Hanks).

O longa também marca uma das primeiras aparições de Charlize Theron no cinema. Ela faz a namorada do bateirista Guy “Skitch” Patterson (Tom Everett Scott). Vale a pena uma espiada.

Esqueci de mencionar alguma banda e/ou artista de um sucesso só? Deixe um comentário que vou atualizando a lista.

Abaixo o clipe de “That Think You Do!”