Eu e o rock

Em 12 julho 2011
Por Anderson Silva


13 de julho: dia mundial do rock. Há 20 e poucos anos, esse blogueiro farsante virava fã desse estilo. Imagem: Divulgação.


Como vocês bem sabem (ou deveriam saber), 13 de julho é Dia Mundial do Rock. Para a data não passar em branco pelo Pop ´N´Cult, resolvi contar a histórinha de como este blogueiro farsante passou a gostar de 'banguear' e 'tocar' bateria e guitarra.

Eu tinha 10 anos quando ganhei meu primeiro vinil (não sabe o que é? pergunte ao Google). Pasmem, meu pai me deu o LP 'O Papa é Pop' dos Engenheiros do Hawaii!

Tá, eu sei que muita gente (os dois leitores do blog) vão reclamar e dizer 'pô, o James Hetfield conheceu o verdadeiro rock ao ir a um show do AC/DC e Aerosmith quando era jovem. Engenheiros nem é rock...' Respondo: pelo menos não comecei a ouvir 'rock' com Restart e afins! =D

O fato é que, a partir daí, fui conhecendo outras bandas nacionas (Legião, Paralamas etc) mas continuava a ouvir outras coisas (samba e rap, isso mesmo SAMBA e RAP!).

Foi então que lá pelo meio da década de 1990, vi minha irmã e uma prima vestidas com camisas xadrez no melhor estilo grunge (atrasadas, claro) pulando ao som de 'Infected' do Bad Religion (tudo a ver).

A partir daquele momento, a paixão pelo rock foi crescendo e com o passar dos anos, comecei a ouvir sons 'pesados'. Daí pra chegar na paixão pelo Metallica foi um pulo.

Pouca gente sabe, mas comecei a gostar da banda de James Hetfield & cia em 1996, ao ouvir 'Until it Sleeps' na finada 'rádio rock' de São Paulo. Eu tinha dezesseis anos e ganhei (mais uma vez do meu pai), 'Load', álbum controverso dos caras. E aí foi amor à primeira vista.

Quinze anos depois, o Metallica lançou vários álbuns e eu descobri milhares de outras boas bandas de rock (nem tão pesadas assim, como 311, Travis etc) e eu posso, citando a famosa música do Rainbow, desejar vida longa ao rock ´n´roll!

Abaixo, vídeo de 'Infected' do Bad Religion ao vivo, primeira música de rock 'pesado' que ouvi.