Quando a cultura pop influencia a realidade

Em 03 março 2012
Por Anderson Silva

Cerveja Duff é um dos produtos que saíram da ficção 'direto' para sua casa. Foto: divulgação.

Sabe aquele empresa que apaga determinadas memórias no filme 'Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças'? Isso poderá ser possível um dia, de acordo com uma matéria da Wired (republicada pela Galileu - antes, em 2009 o assunto foi tratado pela revista Época).

Um estudo de cientistas americanos, identificou uma proteína (PKMzeta) que aciona a comunicação entre as células do cérebro, fazendo com que lembremos sempre de eventos traumáticos, como o fim de um relacionamento - retratado no longa de Michel Gondry - ou eventos como o 11 de setembro. Para mudar isso, eles estão desenvolvendo uma droga que bloquearia a ação dessa proteína, sem afetar as demais funções do cérebro, permitindo que essas memórias seja 'varridas' para longe.

E aí você se pergunta: 'tá, e o que isso tem a ver com o post?' Tudo, eu respondo. Mesmo que a possibilidade da criação de uma 'pílula do esquecimento' não esteja diretamente ligada ao filme, é curioso descobrir que os cientistas optaram por desenvolvê-la justamente depois que o filme levantou essa questão (o primeiro estudo é de 2009, e o filme de 2004). Será que é uma boa ideia apagar certas lembranças? Eu gostaria.

Duff: dos Simpsons para o bar mais próximo de você

Pra você não desistir do Pop ´n´ Cult com essa discussão 'filosófica' da primeira parte do post, falaremos da recém chegada da cerveja Duff ao Brasil - sim, aquela mesma do seriado 'Os Simpsons', a preferida do Homer.

A bebida foi criada (e é idêntica) em 2006 pelo empresário mexicano Rodrigo Contreras, mas só agora chegou por aqui, graças ao esforço (inteligência) de empresários brasileiros.

No País, a Duff é vendida, por enquanto, em poucos bares e clubes de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Paraná, além de sites especializados em cervejas e que entregam em todo o Brasil. Se eu tomei? Sim! Encontrei na Adega M&M, próxima a casa do meu irmão. Apesar do preço 'salgado' (R$ 10,90, pagos pelo brother), curti a cerveja. Bem suave e levinha. Vale a pena experimentar!

'The Power of merchan'

O sucesso da trilogia 'De Volta Para o Futuro', dirigido por Robert Zemeckis, fez com que a molecada que viveu os anos 1980 tivesse o desejo de ser Martin McFly (ou Ferris Buller) pela quantidade de aparatos tecnológicos que o filme trazia. O DeLorean, o skate voador e o tênis que se amarrava sozinho (usado no segundo longa) eram constantemente 'pedidos' encontrado nas 'cartas' para o Papai Noel.

Vinte anos depois, a Nike criou uma réplica quase idêntica - esse não amarra sozinho - e leilou 1.500 pares ano passado. A renda com a venda das peças foi revertida para a fundação de Michael J. Fox, que ajuda vítimas do Mal de Parkinson (criada pelo ator depois de descobrir que tinha a doença, que não tem cura). Se eu comprei um desses? Não, aí já é demais (e com certeza não custava 'só' 10 mangos).

Agora é com você! Lembra de algum outro produto que foi lançado (ou ainda será) que saiu de um filme direto para as prateleiras? Conta aí 'pa nóis'.