Corpus Christ musical

Em 18 junho 2011
Por Anderson Silva


Banda de rock cristão, Madonna e Marilyn Mason no mesmo post? Só no Pop ´n´ Cult!
Foto: Reprodução.


Em mais um pop post da série 'O último dos pop ´n´cultinianos', rock cristão, rock e rock anticristão (com ou sem hífen?) para celebrar o feriado de Corpus Christ. Antes, contudo, todavia, entretanto, gostaria de avisar aos patrulheiros bíblicos de plantão: o que escreverei nada tem a ver com os conceitos de quaisquer religião, ok? Obrigado (e não venham me torrar!).

Desde os tempos mais primórdios (como diz a excelente letra do samba-enredo da Unidos do Caralho a Quatro), a relação entre música e religião sempre foi, digamos, conturbada. Um sempre falando mal do outro e o outro do um. Uma animosidade incrível.

E eu, como bom provacador e fã de uma polêmica gratuita (um dos poucos que admite isso, pasmem!) não poderia deixar passar essa oportunidade e reuni cinco clipes que, de certa forma, dão um 'tapa com luva de pelica na face da religião' (católica, evangélica, budista, espírita ou qualquer outra).

1 - Madonna "Like a Prayer"

Sim, a diva pop TINHA que estar presente neste post, afinal ela é 'A' mulher. 'Like a Prayer', presente no quarto e homônimo álbum de Madonna, causou furor e polêmica. A música é descrita pela cantora como uma 'canção de uma menina tão apaixonada por Deus, que é quase como se Ele fosse a figura masculina na vida dela', como está no Wikipedia.

O clipe é ainda mais polêmico que a letra da canção: cruzes pegando fogo, beijos em um 'santo' negro e a referência ao estigma de Cristo literalmente 'mexeu' com os católicos. Será que era pra tanto? Veja o clipe e tire suas próprias conclusões!





2 - Marilyn Manson - '(s)Aint'


Nosso querido e amado (odiado) 'antichrist superstar' poderia ter um pop post inteiramente 'pra chamar de seu' e dedicado aos 'escárnios' religiosos. Qualquer música de Marylin Manson postada aqui serviria ao propósito: polemizar. Por quê? Veja com seus próprios olhos (ou não, já que as cenas são fortes...).




3 - Soundgarden - 'Jesus Christ Pose'

Sim, de clássicos o pop post de hoje também é feito. Presente no terceiro álbum do Soundgarden, 'Jesus Christ Pose' é daquelas músicas que uma única frase sintetiza tudo: 'But you're staring at me..Like I need to be saved' (usem o Google tradutor, humpf ¬¬) dá o famoso 'tapa na cara com luva de pelica' nas religiões.



4 - 12 Stones - 'Fallen'

E 'pra dizer que não falei de flores', trago o clipe de 'Fallen', da excelente banda de 'christian rock', 12 Stones. De acordo com o Wikpedia, o nome do grupo 'é uma referência às doze pedras que os israelitas ergueram depois que eles cruzaram o rio Jordão. O vocalista declarou que o nome da banda também é uma referência aos doze discípulos que seguiram Jesus.'

A faixa escolhida é a que mais faz referência à religiosidade. Curtam (a música, já que não há um vídeozinho..)! Eu acho muito bom!




5 - Nirvana - 'Heart Shaped Box'

Eu ia colocar 'Until it Sleeps' do Metallica, mas seria 'acusado' de sempre postar coisas relacionadas à minha banda favorita....

'Heart Shaped Box' faz parte do fantástico álbum 'In Utero' último CD lançado pelo Nirvana com Kurt Cobain ainda vivo. Outro 'crássico' do grunje. Enjoy!





Sim, faltaram muitos clipes e músicas 'polêmicas', mas nem tudo é perfeito, né mesmo?