Álbuns caça-níqueis ou pura diversão?

Em 11 abril 2010
Por Anderson Silva


Artistas como Santana e Slash chamam amigos famosos para dar um "up" em seus CDs.


Quando determinado músico quer um pouco de atenção e prestígio (geralmente perdido em algum lugar do passado), ele recorre aos parceiros e amigos que estão em alta - ou vão pelo caminho mais fácil e regravam coisas dos outros, como fizeram Rod Stewart e Paul Anka, recentemente.

No pop post de hoje, falaremos de grandes guitarristas que recrutaram artistas para alavancar seus discos. Ou era só por diversão?

Oye como va?

Carlos Santana atingiu o auge de sua carreira no Woodstock em 1969 ao misturar rock com música mexicana, tudo com muita virtuosidade.

Obteve grande sucesso até o final dos anos 1980, mas depois lançou alguns álbuns medianos e dois "ao vivo" até 1997.

No final do século passado, Santana chamou artistas em evidência para acompanhá-lo em "Supernatural" (1999) cd que vendeu, até hoje, cerca de 25 milhões de cópias em todo o mundo.

O grande hit era "Smooth", parceria dele com Rob Thomas do Matchbox Twenty.

Depois disso, o guitarrista repetiu a fórmula em mais dois álbuns, "Shaman" (2002) e "All That I Am" (2004), tentando, em vão, obter sucesso.

De lá pra cá, foram lançadas 3 (!!) coletâneas do cara.






Heavy colaborativo

Tony Iommi, ex-guitarrista do Balck Sabbath e que atualmente excursiona com antigos companheiros sob o nome de Heaven and Hell, resolveu "imitar" Santana e em 2000 lançou "Iommi".

Artistas como Dave Grohl, Ozzy Osbourne e Billy Corgan gravaram suas vozes no disco que fez certo sucesso nos Estados Unidos e Inglaterra (embora o heavy metal não seja muito "comercial").

O single foi a "Goodbye Lament" com Grohl nos vocais e bateria. Esse eu recomendo!




Ps: Apesar do que o vídeo, feito por fãs, diz, o dueto é com Tony Iommi.

Probot, Um projeto estelar

Muitos sabem que Dave Grohl é fã de heavy metal desde a adolescência. Em 2003, o cara reuniu diversos nomes da música pesada e criou a "banda" (ou projeto, para os puristas) Probot.

Lemmy Kilmster (Motörhead), King Diamond e Max Cavalera estavam presentes para satisfazer o desejo adolescente de Grohl.


"Shake Your Blood" com Lemmy foi o single escolhido. Vale à pena.



Slash: Seguindo a fórmula

Com cheiro de caça-níqueis, chega às lojas americanas em 10 de maio, "Slash", álbum homônimo do ex-guitarrista do Guns ´n´Roses.

O cd tem de tudo um pouco, e lembra a estrutura criada por Carlos Santana em "Supernatural": A música que o artista participa lembra (em casos como o do vocalista do Avenged Sevenfold, por exemplo) seu trabalho - com exceção feita a Fergie, já que a faixa cantada pela moça, nem de longe lembra o Black Eyed Peas.

O disco já vazou na internet e podemos dizer que, ou fará um estrondoso sucesso, ou será ridicularizado, tamanha "diversificação" de estilos presentes.

E não é que a Fergie leve jeito pro rock ´n´roll?




Um pequeno detalhe: alguns CDs citados acima repetem artistas (Dave Grohl aparece em dois, além de seu próprio projeto). Coincidência? Tire suas conclusões.